Paisagem com giz pastel seco

10 Ago 2023
No estudo de hoje me arrisquei mais com os giz pastéis. Nunca tinha usado giz pastel em tela (até mês passado acho que nunca tinha usado giz pastel). Quando tava na metade do desenho fiquei um pouco arrependido pela escolha que fiz da imagem e dos materiais, acho que vacilei no cálculo do tempo e na avaliação da fotografia.

Demorou um pouco até conseguir avançar com os detalhes. Entre outras coisas, aprendi uma técnica legal pra fixar o pastel no canvas e fazer esse efeito com os diferentes tons de verde. Talvez invista um pouco mais de tempo nesse. Foi trabalhoso, mas curti.

22 Ago 2023
Continuando esse estudo com giz pastel seco e adicionando mais detalhes na paisagem. A fotografia de referência veio desse livro que retrata o Suriname. Me chamou bastante atenção a cor do fundo do rio, por isso escolhi essa foto. Estou bem feliz com a evolução desse trabalho e aprendendo demais com o processo e o uso desse material. Falta pouco pra terminar esse.

29 Ago 2023
Depois de 3 aulas, terminei hoje o estudo com essa paisagem. Foi difícil, aprendi bastante e no fim fiz praticamente uma pintura a dedo. Decidi insistir nesse trabalho um pouco mais pela oportunidade de explorar o material que não conhecia e pelo desafio da fotografia base. Valeu bem a pena!

Aprendi muito (errando pra caramba) e peguei dicas valiosas que vou conseguir aplicar nos próximos trabalhos e nas minhas obras autorais. As vezes a gente faz as coisas olhando demais pra frente e pensando só no resultado final. Importante lembrar que o processo também pode ser muito valioso.

Previous
Previous

Parte da coleção do Boijmans no Rijksmuseum

Next
Next

Drawing: Self Portrait